Erro técnico e negligência da Equatorial causam morte de morador em Coité de Baixo
Família desolada aponta falta de segurança em operação; Josivaldo, de 29 anos, morreu após poste desabar durante manutenção mal planejada.
Josivaldo da Silva Santos, de 29 anos, foi atingido fatalmente por um poste de iluminação pública. Emerson Tiago 
Uma tarde de horror marcou a comunidade do Coité de Baixo, em São Miguel dos Campos, nesta segunda-feira (2). O que deveria ser uma manutenção de rotina na rede elétrica transformou-se em uma cena de tragédia quando Josivaldo da Silva Santos, de 29 anos, foi atingido fatalmente por um poste de iluminação pública. O acidente expôs uma sucessão de falhas técnicas e a falta de sinalização básica em uma área residencial.
Tudo começou após um acidente envolvendo um veículo — supostamente da empresa Águas do Sertão — que colidiu com um poste vizinho, deixando a estrutura abalada. Esse poste estava sendo sustentado por cabos de tensão que o ligavam diretamente ao poste seguinte.
A equipe da Equatorial Alagoas foi acionada para realizar os reparos. No entanto, ao cortarem os cabos de sustentação para remover o poste danificado, os técnicos não realizaram uma avaliação de risco da estrutura vizinha, que dependia daquela tensão para se manter em pé. Sem o isolamento da área e sem notar que a estrutura estava insegura, um funcionário subiu no segundo poste com uma escada. O peso extra fez com que o poste desabasse sobre Josivaldo, que passava pelo local.
A cena atraiu uma grande mobilização de forças de segurança e resgate. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas ao chegar, os socorristas apenas constataram o óbito instantâneo da vítima, que sofreu graves ferimentos na cabeça.
Equipes da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) e da Polícia Militar estiveram no local para controlar o tráfego e isolar o perímetro, sob um clima de forte tensão, já que moradores estavam revoltados com a atitude dos funcionários da concessionária, que precisaram ser retirados do local para garantir sua integridade física. O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) realizaram a perícia técnica e a remoção do corpo no início da noite.

A Dor da Família
Em entrevista exclusiva ao repórter Emerson Tiago, o pai da vítima, Sr. Edivaldo, e a cunhada, Michele, clamaram por justiça. Eles relataram que a população já havia alertado sobre os riscos dos postes da região e que, no momento do acidente, não havia nenhuma fita de isolamento ou cone que impedisse a circulação de pedestres próximo ao poste instável.
"Eles cortaram o que segurava o poste e o funcionário subiu logo depois. Meu filho pagou com a vida por um erro deles", desabafou o pai, visivelmente abalado.
Nota de esclarecimento:
A Equatorial Alagoas informa que tomou conhecimento de um acidente registrado nesta segunda-feira (02), no município de São Miguel dos Campos, com vítima fatal. A ocorrência foi registrada após um caminhão bater no poste.
A Distribuidora lamenta profundamente o ocorrido e informa que está apurando todos os detalhes e as circunstâncias da ocorrência.
Assessoria de Imprensa Equatorial Alagoas



COMENTÁRIOS