Mulher é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol
Caso surge em meio ao aumento de notificações no Brasil; Sesau-AL emite alerta e reforça fiscalização.
Caso surge em meio ao aumento de notificações no Brasil. Ilustração A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau-AL) confirmou a internação de uma mulher de 43 anos em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol, uma substância altamente perigosa. O caso, notificado nesta quarta-feira (8), ocorre em meio a um crescente número de alertas sobre a contaminação de bebidas alcoólicas no país.
A Sesau informou que amostras biológicas foram coletadas e serão encaminhadas para análise toxicológica. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) está monitorando a situação para identificar outros possíveis casos.
O alerta em Alagoas surge em um momento crítico, com o Ministério da Saúde registrando mais de 225 notificações de intoxicação por metanol em todo o Brasil.
Diante desse cenário, a Sesau intensificou a orientação às Vigilâncias Sanitárias municipais para reforçar a fiscalização em estabelecimentos como bares e restaurantes, verificando a procedência das bebidas. A secretaria lembra que a fiscalização da produção industrial de bebidas é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A população é orientada a consumir apenas bebidas de fabricantes confiáveis, com nota fiscal, e evitar produtos de origem incerta. Em caso de suspeita, o consumo deve ser interrompido imediatamente e um serviço de emergência deve ser procurado.



COMENTÁRIOS