Hospital de Emergência do Agreste Registra Alto Número de Atendimentos por Acidentes de Trânsito no Feriadão
HEA acolheu 797 pessoas entre 1º e 4 de maio, com 203 vítimas de acidentes de trânsito, sendo a maioria envolvendo motocicletas; unidade também registrou casos de violência, intoxicação e acidentes domésticos.

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, registrou um elevado número de atendimentos durante o feriadão do Dia do Trabalhador. Entre a quinta-feira (1º) e o domingo (4), a unidade acolheu 797 pessoas, com um destaque preocupante para os acidentes de trânsito, que somaram 203 vítimas, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), por meio da plataforma GestHosp.
Dos atendimentos relacionados ao trânsito, a maioria, 142 casos, envolveu acidentes com motocicletas. O hospital também prestou assistência a nove vítimas de acidentes com bicicleta, três por atropelamento, dois por capotamento e 47 por colisões envolvendo veículos.
Além dos casos de trânsito, o HEA atendeu 58 pessoas com corpo estranho em cavidades como olhos, ouvidos, garganta e nariz, além de nove vítimas de intoxicação exógena. Situações de violência também marcaram os plantões: 26 vítimas de agressões foram acolhidas, incluindo 21 por agressão física, três por arma branca e duas por arma de fogo.
Outros atendimentos envolveram 24 pacientes mordidos por cães, 13 picados por escorpiões, sete por insetos e quatro por abelhas. Houve ainda 11 vítimas de queda de animal, 28 por pancadas e 16 vítimas de acidentes de trabalho.
As quedas continuam sendo um dos principais motivos de atendimento no HEA, com 126 casos de queda da própria altura e 32 de quedas de altura registrados durante o feriadão. O hospital também realizou 62 atendimentos a pacientes com luxações ou entorses e atendeu três vítimas de queimaduras.
Durante o período, foram realizados 23 exames de tomografia computadorizada e 16 procedimentos cirúrgicos.
COMENTÁRIOS