Adolescente é apreendido por envolvimento em crimes cibernéticos de exploração sexual infantil
Ação conjunta entre as polícias civis de Alagoas e São Paulo resultou na apreensão do menor, suspeito de integrar quadrilha que promovia exploração sexual online.

Na quarta-feira (27), um adolescente de 17 anos foi apreendido em Arapiraca, após a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Alagoas (Dinpol/PCAL) receber informações da Polícia Civil de São Paulo sobre seu envolvimento em crimes cibernéticos de exploração sexual de crianças e adolescentes. A troca de informações entre os estados permitiu identificar a participação do menor em atividades criminosas nas redes sociais.
Durante a operação, dois celulares foram apreendidos e serão periciados. O adolescente é suspeito de integrar uma quadrilha que, por meio de "desafios" na internet, promovia a exploração sexual de menores.
Segundo a investigação paulista, ele também estaria envolvido na venda e distribuição de pornografia infantil, além de ameaças, incentivo à automutilação e estupro virtual. A delegada Bárbara Porto, adjunta da Dinpol, informou que o menor obrigava vítimas a praticarem atos libidinosos diante da câmera, sob ameaça de exposição.
Além disso, foram encontradas imagens de maus-tratos a animais e símbolos nazistas.
A operação faz parte de uma investigação nacional contra crimes virtuais. Na segunda-feira (25), um homem de 22 anos foi preso em Olinda (PE) dentro do mesmo inquérito.
O diretor da Dinpol, delegado Thales Araújo, ressaltou a importância da cooperação entre os estados para desarticular organizações criminosas digitais.
O adolescente permanece sob custódia da Polícia Civil e à disposição da Justiça.
COMENTÁRIOS