Secretário da Otan visita Kiev após maior ataque de drones e mísseis do ano; Zelensky denuncia ofensiva contra escola
Mark Rutte reafirmou apoio à Ucrânia horas depois de bombardeio com mais de 500 artefatos; ataques ocorrem às vésperas de nova rodada de negociações para a paz.
Ataque da Rússia contra Ucrânia acontece às vésperas das conversações de paz mediadas pelos EUA. Reprodução/Presidência da Ucrânia O cenário na Ucrânia nesta terça-feira (3) foi de extrema tensão e diplomacia sob fogo. Horas após a Rússia realizar um dos maiores ataques aéreos desde o início do conflito, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, desembarcou em Kiev para uma reunião estratégica com o presidente Volodymyr Zelensky.
A ofensiva russa da madrugada foi massiva: mais de 70 mísseis e 450 drones de ataque foram lançados contra o território ucraniano. Segundo Zelensky, o Kremlin aproveitou as temperaturas negativas do inverno para atingir a infraestrutura e causar o máximo de sofrimento à população. Pelo menos nove pessoas ficaram feridas e prédios residenciais foram destruídos. Em Kiev, um dos alvos atingidos foi uma escola infantil.
Em discurso no Parlamento Ucraniano, Mark Rutte foi enfático ao declarar que a segurança da Europa e da Otan está diretamente ligada à resistência da Ucrânia. "A Otan está ao lado e apoia a Ucrânia hoje e pelos próximos anos. Estamos comprometidos em garantir que vocês tenham o que precisam para se defenderem hoje e garantir uma paz duradoura para o futuro", afirmou.
Apesar da disposição da Ucrânia em buscar um acordo aceitável, Rutte classificou o ataque recente como um "sinal ruim" da Rússia, já que ocorre a poucos dias de uma nova rodada de negociações, prevista para os dias 5 e 6 de fevereiro.
Além da capital Kiev, as explosões foram registradas nas regiões de Sumy, Kharkiv, Dnipro, Odessa e Vinnytsia. A estratégia russa de focar na rede de energia durante o inverno rigoroso é vista por especialistas como uma tentativa de enfraquecer o moral ucraniano antes das conversas diplomáticas desta semana.




COMENTÁRIOS