SpaceX lança nave Starship após explosões em voos anteriores; saiba mais sobre a missão
A SpaceX lançará a nave Starship nesta terça-feira (27/5), às 20h30 (horário de Brasília), em Boca Chica, Texas. A missão, sem tripulantes, busca reutilizar o propulsor Super Heavy e lançar satélites Starlink.

A SpaceX, empresa de foguetes de Elon Musk, tem previsto para hoje, terça-feira (27/5), às 20h30 (horário de Brasília), o nono lançamento da Starship, sua nave espacial. O voo, que será realizado em Boca Chica, Texas, não terá tripulantes.
Novidades da Missão:
Reutilização do Propulsor Super Heavy: Pela primeira vez, o propulsor Super Heavy será reutilizado. O equipamento, que passou por reparos após ser usado no sétimo lançamento da Starship, deverá ser reutilizado várias vezes ao dia no futuro.
Lançamento de Satélites Starlink: A nave Starship tentará lançar sua carga (oito simuladores de satélites da Starlink) no espaço com sucesso e retornar para a base de captura.
Reutilização do Super Heavy:
A reutilização do Super Heavy envolve alguns componentes novos, mas a maioria foi usada em um voo anterior. O propulsor também será usado em experimentos que ajudem a gerar dados para aumentar sua confiabilidade em futuras missões. Após a separação dos dois estágios (Starship e Super Heavy), o propulsor deverá fazer a manobra de retorno de forma mais controlada e pousar no Golfo do México.
Explosões em Missões Anteriores:
Nas últimas duas missões da Starship, a SpaceX perdeu contato com a nave poucos minutos após o lançamento. Os dois exemplares explodiram e seus destroços prejudicaram a circulação de voos comerciais no Haiti e nas Bahamas.
Starbase:
O voo desta terça será o primeiro após a criação oficial da Starbase, cidade na região da sede da SpaceX, onde acontecerá o lançamento. O primeiro lançamento da Starship, considerada a maior nave do mundo, foi em abril de 2023.
COMENTÁRIOS