Super Tufão Ragasa causa destruição na Ásia: Enxurrada devasta restaurante em Hong Kong
O supertufão Ragasa, o ciclone tropical mais poderoso de 2025, causa estragos na Ásia, atingindo China, Taiwan e Hong Kong, e segue em direção ao Vietnã.
Ponte desabou no município de Guangfu, em Taiwan, por causa da força da enchente — Foto: Esquadrão Aéreo Warthog/via REUTERS O supertufão Ragasa, o ciclone tropical mais intenso de 2025, está causando caos na Ásia. Nesta quinta-feira (25), uma forte enxurrada, resultado das chuvas torrenciais, invadiu e destruiu um restaurante em Hong Kong, assustando moradores e comerciantes.
O fenômeno climático, que se formou no Pacífico Ocidental, ganhou força rapidamente e atingiu a categoria 5, com ventos superiores a 260 km/h. Antes de chegar a Hong Kong, o Ragasa já havia deixado um rastro de destruição em Taiwan, onde provocou a morte de 17 pessoas após o rompimento de uma barragem e o transbordamento de um lago na cidade turística de Guangfu.

Na China, mais de 2 milhões de pessoas foram evacuadas da província de Guangdong, enquanto cidades densamente povoadas como Guangzhou, Shenzhen e Dongguan se preparam para o impacto do tufão. O governo chinês enviou suprimentos de emergência para a região, incluindo tendas, camas e equipamentos de resgate.
Em Hong Kong, além da enxurrada que destruiu o restaurante, o Ragasa causou ondas gigantes e deixou ao menos 90 feridos. Centenas de voos foram cancelados em aeroportos da região, afetando o tráfego aéreo internacional.
Agora, o supertufão segue em direção ao Vietnã, que já está em alerta máximo e se prepara para a chegada do ciclone.



COMENTÁRIOS