Seja bem-vindo
São Miguel dos Campos,04/11/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Aeroporto de Oslo suspende operações por horas após relatos de drones no espaço aéreo

Voos no aeroporto de Oslo são temporariamente suspensos após avistamento de drones; episódios similares aumentam tensão na Europa

www.nttv.com.br
Aeroporto de Oslo suspende operações por horas após relatos de drones no espaço aéreo Voos no aeroporto de Oslo são temporariamente suspensos. Reprodução
Publicidade

As operações no aeroporto de Oslo, capital da Noruega, foram suspensas por algumas horas nesta segunda-feira (6) depois que drones foram avistados no espaço aéreo próximo. A informação foi divulgada pela agência de notícias norueguesa NTB.

Publicidade

Relatos e retomada das operações

Um piloto da Norwegian Air comunicou à polícia ter visto entre três e cinco drones durante a aproximação ao aeroporto, o que gerou a paralisação temporária dos voos. As operações já foram retomadas sem incidentes.

Contexto de tensão na Europa

Essa suspensão faz parte de uma série crescente de episódios envolvendo drones e incursões aéreas que têm elevado a tensão na aviação europeia, levantando suspeitas sobre possíveis ataques híbridos difíceis de atribuir, possivelmente ligados à Rússia, em especial contra aliados europeus da Ucrânia.

Principais episódios recentes

9 de setembro: Polônia abate drones russos que cruzaram a fronteira com a Ucrânia, intensificando a proteção aérea com caças nacionais e aliados.

13 de setembro: Romênia envia caças para conter invasão de drones russos em seu espaço aéreo.

19 de setembro: Estônia acusa Rússia de violar seu espaço aéreo com três jatos de combate.

22 de setembro: Aeroporto de Copenhague (Dinamarca) suspende voos por quase quatro horas após avistamento de drones.

2 de outubro: Aeroporto de Munique (Alemanha) suspende operações duas vezes em 24 horas por causa de drones.

Reação internacional

Embora as autoridades não tenham apontado suspeitos diretamente para o incidente em Oslo, esses eventos são atribuídos a ações russas na Europa.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou recentemente que apoiaria a derrubada de aeronaves militares russas que invadam o espaço aéreo dos países da Otan, ressaltando que os EUA podem ajudar conforme as circunstâncias.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.